Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Hortensia Souza Guedes de Oliveira

Efeito do acompanhamento multiprofissional no controle de peso e comorbidades em mulheres com excesso ponderal: uma coorte retrospectiva

Effect of multidisciplinary follow-up on weight control and comorbidities in overweight women: a retrospective cohort

Minna Ferrari Schleu Carvalho; Maria de Lourdes Lima; Beatriz Correia Matos Reis; Hortensia Souza Guedes de OliveiraMinna Ferrari Schleu Carvalho, Maria de Lourdes Lima, Beatriz Correia Matos Reis, Hortensia Souza Guedes de Oliveira

.2024;12(12):1-9 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: O manejo da obesidade é um desafio para a prática médica. Acompanhamento multiprofissional por tempo prolongado é uma estratégia utilizada para promover emagrecimento, associado a uso de medicações antiobesidade.
OBJETIVO: avaliar o impacto do acompanhamento multidisciplinar por pelo menos um ano no controle do peso e comorbidades em mulheres com excesso ponderal.
MÉTODOS: coorte retrospectiva com mulheres portadoras de excesso ponderal avaliadas nas primeira e última consultas em centro de referência para tratamento da obesidade pelo Sistema Único de Saúde, com tempo de seguimento mínimo de um ano, sendo comparados peso, circunferência abdominal, IMC, níveis pressóricos, lipídicos, glicêmicos e prevalência de comorbidades. A equipe multiprofissional era formada por endocrinologia, psicologia, nutrição, enfermagem e educação física, com encontros trimestrais.
RESULTADOS: a amostra foi composta por 201 mulheres, com idade de 47±12 anos, IMC de 35,8±6kg/m2, renda 1,5[1,0-2,0] salário-mínimo e tempo de seguimento de 6±3anos. A variação de peso foi de 0,1±7,4kg, oscilando entre -25,3kg a +30,8kg. A amostra apresentou melhora dos níveis de LDL (128±40 x 115±35mg/dL, p<0,001), HDL (45±11 x 50±11 mg/dL, p<0,001), PA sistólica (144±26 x 135±21mmHg, p<0,001), PA diastólica (88±12 x 81±13 mmHg, p<0,001), do controle glicêmico e maior adesão à prática de atividade física (26,4%x33,8%, p<0,001). O uso de drogas antiobesidade foi pouco frequente na amostra (1,5%).
CONCLUSÃO: o acompanhamento multiprofissional por pelo menos um ano teve impacto positivo do ponto de vista metabólico, sem impacto no peso, podendo ser explicado pelo limitado acesso da população às drogas antiobesidade.



Logo GN1