Instruções aos Autores
ESCOPO DA REVISTA
A Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde considera para publicação nas versões impressa e on-line 1. Cartas ao editor, 2. Relatos de caso(s), 3.Relato de experiência , 4.Artigos inéditos, 5.Artigos de revisão e 6. Artigos de Revisão de Escopo realizados na FCMS/JF - SUPREMA ou em outras instituições, sobre assuntos relacionados à área de Ciências Médicas e da Saúde. As publicações poderão abranger tanto temas das ciências básicas quanto das ciências aplicadas. Qualquer tipo de vínculo com a FCMS/JF-SUPREMA não constitui um pré-requisito para publicação na Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde, nem influencia a decisão do Conselho Editorial.
- Carta ao editor: deve conter comentários sobre artigos publicados na Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde. As cartas devem ser baseadas em evidências científicas, e devem ter entre uma e duas páginas, incluindo as referências e filiação do(s) autor(es). Caso a carta seja uma análise crítica de um artigo publicado na Rev.Bras. Ciên. Med. Saúde, essa deverá ser enviada em tempo hábil para que seja publicada no próximo número da revista.
- Relato de caso(s)
Apenas serão publicados relatos de casos de doenças raras (baixa prevalência na população) ou descobertas científicas inovadoras que necessitem ser apresentadas rapidamente para alertar a comunidade científica. Exceto nessas condições, a Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde aconselha que estudos com coleta de dados sejam submetidos como um estudo original, e não como um relato de caso(s). Devem constar no artigo os tópicos: introdução, objetivo, relato de caso, discussão e referências.
- Relato de experiência
Estudo que descreve situações da prática e/ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Deve conter no máximo dez (10) páginas, incluindo os resumos, dez referências e até quatro autores.
- Artigo original
Os artigos devem ser resultantes de pesquisa científica, apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica relacionada às Ciências Médicas e da Saúde, e inclui análise estatística descritiva e inferencial dos próprios dados. Devem constar no artigo os tópicos: introdução, objetivo, métodos, resultados, discussão e referências.
- Artigo de revisão sistemática e sistemática com meta-análise
O conselho editorial considera para publicação como estudo de revisão, aqueles que forem realizados como revisão sistemática ou meta-análise. A Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde encoraja a apresentação de quadros na seção de métodos para descrever os critérios de inclusão e de exclusão das revisões sistemáticas e meta-análises. Devem constar no artigo os tópicos: introdução, objetivo, métodos, resultados, discussão e referências.
- Artigo de revisão de escopo (scoping review)
A técnica de scoping review está sendo amplamente utilizada na área das ciências da saúde com a finalidade de sintetizar e de disseminar os resultados de estudos a respeito de um assunto. O objetivo de uma análise de escopo é mapear, por meio de um método rigoroso e transparente, o estado da arte em uma área temática, pretendendo fornecer uma visão descritiva dos estudos revisados, sem avaliá-los criticamente ou sumarizar evidências de diferentes investigações, como ocorre em uma revisão sistemática.
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de
login e senha, são obrigatórios para a submissão dos trabalhos, bem como acompanhar o processo editorial em curso.
NORMAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS - O envio de artigos deve ser feito on-line através do endereço do SGP/SUPREMA na internet: www.sgponline.com.br/suprema/sgp.
- Todos os artigos submetidos à análise para publicação na Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde devem ser redigidos de acordo as normas de Vancouver - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. www.icmje.org.
- Os artigos devem ser submetidos acompanhados dos seguintes documentos:
- Carta de submissão ao editor, na qual devem ser apresentados os nomes completos dos autores e das respectivas instituições;
- Uma declaração constituída pelas seguintes informações:
- todos os autores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, informando que não houve conflito de interesses;
- caso tenha havido conflito de interesses, os autores devem explicitá-los;
- não houve problemas éticos na execução da pesquisa e, no caso de estudos originais, informar a instituição seguido do número de protocolo de aprovação deferido pelo Comitê de Ética em que o estudo foi avaliado;
- a contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista;
- Preencher Termo de Transferência de Direitos Autorais (presente no sistema de submissão). Clique para baixar o modelo:
DIRETRIZES PARA OS AUTORES - Os trabalhos submetidos devem ser inéditos e poderão estar escritos em inglês e português.
- O título do trabalho deve ser registrado com a primeira inicial maiúscula e as demais iniciais minúsculas(exceto para os nomes próprios que devem ser grafados com iniciais maiúsculas) conforme regras gramaticais do uso de iniciais maiúsculas. O título deve ser centralizado em negrito.
- Para assegurar uma avaliação cega, os artigos não devem mencionar, no corpo do texto, o nome do autor nem a instituição à qual está vinculado. Se o texto for aceito, o nome será inserido após o título.
- Caso o autor cite a si mesmo no trabalho, é preciso manter o anonimato, substituindo seu nome/sobrenome por "autor" e não citar o título do trabalho. Caso o trabalho seja aceito, o autor deverá inserir essas referênciasna etapa de revisão.
- A revista aceita contribuições em coautoria (até 10 autores).
TITULAÇÃO MÍNIMA A Revista Brasileira de Ciências Médicas e Saúde aceita submissões de:
- graduados,
- graduandos, desde que compostas em coautoria com pesquisadores com maior titulação.
EXTENSÃO
- Para a seção Carta ao editor, os artigos devem ter, no máximo 1000 palavras,
- Para a seção Relatos de caso, os artigos devem ter no máximo 3000 palavras;
- Para a seção Artigos inéditos a extensão máxima é de 4000 palavras;
- Para a seção Artigos de revisão sistemática com e sem meta-análise, e Revisão de Escopo 5000palavras;
- Relatos de experiência devem ter no máximo 3000 palavras.
PARÁGRAFOS E MARGENS
- Recuo de parágrafo de 1,25 cm, espaço duplo entre linhas e parágrafos;
- Texto Justificado;
- Os artigos devem ter as páginas configuradas no formato A4, digitados em Word for Windows com 2,5 cm nas margens superior e esquerda, e 2 cm nas margens inferior e direita.
FORMATAÇÃO GERAL - Os trabalhos submetidos devem estar digitados em Word, nos formatos “. doc” ou “.docx”.
- Fonte: Arial; espaçamento duplo corpo 12;
- Idioma: inglês ou português;
- Resumo e Abstract: o resumo dos estudos deve ser estruturado, contendo os tópicos: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão. Estes tópicos devem ser digitados em caixa alta e negrito, alinhados à esquerda sem recuo.
- O resumo deve ter no máximo 250 palavras com estrutura e deve ser escrito em português e com versão para o inglês em espaço simples registrado em caixa alta e negrito alinhado à esquerda.
- Palavras-chave e Keywords: 3 a 5, separadas por ponto e vírgula cada uma com inicial maiúscula. As palavras-chave devem ser apresentadas de acordo com o vocabulário estruturado DeCS - Descritores em Ciências da Saúde http://decs.bvs.br.
- Os artigos devem ter uma folha rosto, contendo o título do estudo, palavras-chave, nomes dos autores, instituições a que pertencem os autores, titulação dos autores, endereço de correio eletrônico, endereço para correspondência, telefone para contato e fax.
TABELAS E FIGURAS
- A Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde encoraja a apresentação dos resultados dos estudos na forma de figuras e/ou tabelas, nunca apresentando os mesmos resultados em ambas.
NÚMEROS E UNIDADES DE MENSURAÇÃO
- Números de zero a nove devem ser escritos por extenso. A partir do número 10, todos os números devem ser apresentados como algarismos arábicos.
- Unidades de mensuração devem ser apresentadas conforme o sistema internacional de unidades www.inmetro.gov.br. Ex.:quilograma (kg), moles (mol), minutos (min), segundo (s), metro (m), centímetro (cm), Watts (W), Newton (N),mililitros (L).
CITAÇÕES - As citações devem ser numeradas em sobrescrito conforme a ordem de aparecimento no manuscrito e as referências devem ser apresentadas em ordem numerada.
- Artigos científicos devem ser utilizados preferencialmente como referências, em detrimento de livros, resumos de congresso, teses e dissertações. Abaixo estão apresentados exemplos de como preparar referências de artigos científicos, livros e sites.
- Exemplo de referência de artigo científico:
Ricardo DR, Almeida MB, Franklin BA, Araújo CGS. Initial and final exercise heart rate transients: influenceof gender, aerobic fitness, and clinical status. Chest 2005; 127:318-27. Observação: caso a referência possua mais de seis autores deve-se utilizar a expressão et al. após o sexto autor.
- Exemplo de referência de livro texto:
Araújo CGS. Flexiteste. 3ª ed. São Paulo: Manole; 2005.
- Exemplo de referência de site na internet:
Ministério da Saúde. Anuário da saúde. Avaiable from: URL:
http://portal.saude.gov.br/saude/index.cfm.Accessed June 16, 2007.
PROCESSO DE REVISÃO
Todos os artigos submetidos à Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde serão analisados por pelo menos dois pareceristas que emitirão seus pareceres respectivos. O processo de leitura é duplo-cego, ou seja, os autores e os pareceristas não serão identificados.
Sempre que necessário os estudos serão avaliados quanto às análises estatísticas pelo Corpo Editorial da Rev.Bras. Ciên. Med. Saúde.Após o aceite do manuscrito serão enviadas provas gráficas para os autores, que deverão revisá-las e enviar resposta para a Rev. Bras. Ciên. Med. Saúde no tempo solicitado pelo Editor-chefe.