Instruções aos Autores


ESCOPO DA REVISTA

A Rev Bras Cien Med Saúde considerará para publicação nas versões impressa e on-line cartas ao editor, relatos de casos, estudos originais e estudos de revisão realizados na FCMS/JF ou em outras instituições, sobre assuntos relacionados à área de Ciências Médicas e da Saúde. As publicações poderão abranger tanto temas das ciências básicas quanto das ciências aplicadas. Qualquer tipo de vínculo com a FCMS/JF não constitui um pré-requisito para publicação na Rev Bras Cien Med Saúde, nem influencia a decisão do Conselho Editorial.

NORMAS GERAIS PARA O ENVIO DE ARTIGOS

O envio de artigos deve ser feito on-line através do endereço do SGP/SUPREMA na internet: www.sgponline.com.br/suprema/sgp. Todos os artigos submetidos à análise para publicação na Rev Bras Cien Med Saúde devem ser redigidos de acordo as normas de Vancouver - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals www.icmje.org. Os artigos devem ser submetidos acompanhados dos seguintes documentos:

a) Carta de submissão ao editor, na qual devem ser apresentados os nomes completos dos autores e das respectivas instituições, além das seguintes declarações: todos os autores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho; não há conflitos de interesse (caso haja, os autores devem explicitá-los); não houve problemas éticos na execução do estudo, sendo que no caso de estudos originais deve ser informada a instituição na qual o estudo foi avaliado por um Comitê de Ética, e qual o número do protocolo de aprovação do estudo; o manuscrito submetido não foi publicado previamente em outro periódico científico, e nem está concomitantemente sob avaliação em outro periódico científico.

b) Termo de Transferência de Direitos Autorais (presente no sistema de submissão);

Os artigos devem ser digitados em Word for Windows, papel A4, margens 2,5, fonte arial, tamanho da fonte 12, espaçamento duplo entre linhas, recuo da primeira linha 1,25, texto justificado. O resumo dos estudos deve ser estruturado, contendo os tópicos: fundamentação, objetivo, métodos, resultados (impreterivelmente para estudos originais deve-se apresentar resultados numéricos e nível de significância) e conclusão. Os tópicos devem ser digitados em caixa alta e em negrito, e devem ser alinhados à esquerda sem recuo. O resumo deve ter no máximo 250 palavras e deve ser escrito em português e com versão para o inglês. A Rev Bras Cien Med Saúde encoraja a apresentação dos resultados dos estudos na forma de figuras e/ou tabelas, nunca apresentando os mesmos resultados em ambas. Os artigos devem ter uma folha rosto, contendo o título do estudo, palavras-chave, nomes dos autores, instituições a que pertencem os autores, titulação dos autores, endereço de correio eletrônico, endereço para correspondência, telefone para contato e fax. As palavras-chave devem ser apresentadas de acordo com o vocabulário estruturado DeCS - Descritores em Ciências da Saúde http://decs.bvs.br. Números de zero a nove devem ser escritos por extenso. A partir do número 10, todos os números devem ser apresentados como algarismos arábicos. Unidades de mensuração devem ser apresentadas conforme o sistema internacional de unidades www.inmetro.gov.br. Ex.: quilograma (kg), moles (mol), minutos (min), segundo (s), metro (m), centímetro (cm), Watts (W), Newton (N), mililitros (L).

As citações devem ser numeradas em sobrescrito conforme a ordem de aparecimento no manuscrito e as referências devem ser apresentadas em ordem numerada. Artigos científicos devem ser utilizados preferencialmente como referências, em detrimento de livros, resumos de congresso, teses e dissertações. Abaixo estão apresentados exemplos de como preparar referências de artigos científicos, livros e sites.

Exemplo de referência de artigo científico:


Ricardo DR, Almeida MB, Franklin BA, Araújo CGS. Initial and final exercise heart rate transients: influence of gender, aerobic fitness, and clinical status. Chest 2005; 127:318-27.

Observação: caso a referência possua mais de seis autores deve-se utilizar a expressão et al. após o sexto autor.

Exemplo de referência de livro texto:


Araújo CGS. Flexiteste. 3ª ed. São Paulo: Manole; 2005.

Exemplo de referência de site na internet:


Ministério da Saúde. Anuário da saúde. Avaiable from: URL:
http://portal.saude.gov.br/saude/index.cfm. Accessed June 16, 2007.

A Rev Bras Cien Med Saúde encoraja a utilização de programas gerenciadores de referências como o Endnote www.endnote.com ou Reference Manager www.refman.com para inserir citações e referências no texto. Cabe ressaltar que a preparação do manuscrito, conforme as normas apresentadas acima, constitui condição essencial para que o mesmo entre para o processo de revisão da Rev Bras Cien Med Saúde.


NORMAS ESPECÍFICAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS

Carta ao editor

Deve conter comentários sobre artigos publicados na Rev Bras Cien Med Saúde. As cartas devem ser baseadas em evidências científicas, e devem ter entre uma e duas páginas, incluindo as referências e filiação do(s) autor(es). Caso a carta seja uma análise crítica de um artigo publicado na Rev Bras Cien Med Saúde, essa deverá ser enviada em tempo hábil para que seja publicada no próximo número da revista.

Relato de caso(s)

Apenas serão publicados relatos de casos de doenças raras (baixa prevalência na população) ou descobertas científicas inovadoras que necessitem ser apresentadas rapidamente para alertar a comunidade científica. Exceto nessas condições, a Rev Bras Cien Med Saúde aconselha que estudos com coleta de dados sejam submetidos como um estudo original, e não como um relato de caso(s). Devem constar no artigo os tópicos: fundamentação, objetivo, métodos, resultados, discussão e referências.

Estudo original

Os artigos devem ser resultantes de pesquisa científica, apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica relacionada às Ciências Médicas e da Saúde, e inclui análise estatística descritiva e inferencial dos próprios dados. Devem constar no artigo os tópicos: fundamentação, objetivo, métodos, resultados, discussão e referências.

Estudo de revisão

O conselho editorial considerará para publicação como estudo de revisão, principalmente os estudos que forem realizados como revisão sistemática ou meta-análise. A Rev Bras Cien Med Saúde encoraja a apresentação de quadros na seção de métodos para descrever os critérios de inclusão e de exclusão das revisões sistemáticas e meta-análises. Devem constar no artigo os tópicos: fundamentação, objetivo, métodos, resultados, discussão e referências.

PROCESSO DE REVISÃO

Todos os artigos submetidos à Rev Bras Cien Med Saúde serão analisados por pelo menos dois revisores que emitirão seus pareceres respectivos. O processo de revisão é duplo-cego, ou seja, os autores e os revisores não serão identificados. Sempre que necessário os estudos serão avaliados quanto às análises estatísticas pelo corpo editorial da Rev Bras Cien Med Saúde. Após o aceite do manuscrito serão enviadas provas gráficas para os autores, que deverão revisá-las e enviar resposta para a Rev Bras Cien Med Saúde o mais rápido possível.

Logo GN1