Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Roberta Teixeira Prado

Satisfação e autoconfiança de estudantes de Medicina com Simulação Realística no Enfrentamento da COVID-19

Satisfaction And Self-Confidence Of Medical Students With Realistic Simulation Facing COVID-19

Amanda Campos Querubino; Anna Luiza Machado Nogueira; Ana Luísa dos Santos Maciel; Margareth Alves Bastos e Castro; Mirna Granato Salomão Nagib Marques; Roberta Teixeira Prado

.2023;11(11):1-8 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: A capacitação por simulação tem se mostrado útil e eficaz durante a pandemia da COVID-19 para o aprendizado médico de qualidade sem exposição do estudante ao risco de contaminação.
OBJETIVO: Avaliar a satisfação e autoconfiança de estudantes de Medicina após a participação em simulação realística envolvendo situações clínicas na assistência frente à pandemia da COVID-19.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo, realizado com estudantes do 11º e 12º períodos de Medicina de uma instituição de ensino privada que participaram de três estações de simulação clínica sobre manejo da assistolia, transmissão de más notícias, identificação do choque cardiogênico aplicados a casos de COVID-19. Inicialmente os estudantes responderam um questionário sociodemográfico e posteriormente às simulações, outro questionário sobre satisfação e autoconfiança na aprendizagem adquirida (escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem criada pela National League for Nursing - NLN).
RESULTADOS: A amostra é composta por 11 estudantes, sendo seis mulheres (54,54%) e cinco homens (45,45%), cuja média de idade é de 24 anos (24 ± 1,8 anos). De modo geral, as respostas obtidas foram uniformes tanto na seção de satisfação quanto na de autoconfiança na aprendizagem. Como aspectos positivos do método empregado nesta pesquisa podem-se destacar: o método de simulação implementado, o modo como o facilitador conduziu o processo, os materiais e recursos utilizados, além da seleção do conteúdo abordado.
CONCLUSÃO: A simulação realística no contexto da COVID-19 mostrou-se eficaz e gerou grande satisfação e autoconfiança em estudantes dos últimos períodos de graduação.



Logo GN1