Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Vinícius de Carvalho Pinto

Análise epidemiológica da dor musculoesquelética em pacientes internados com Covid-19

Epidemilogical Analysis Of Musculoskeletal Pain In Hopitalized Patients With Covid-19

Vinícius de Carvalho Pinto; Lucas Pinto Salles Dias; Carlos Rocha Oliveira

.2022;10(10):1-4 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 e apresenta um espectro clínico variado, sendo um dos sintomas da doença a dor musculoesquelética, que pode gerar grande sofrimento ao paciente, principalmente se evoluir para forma crônica ou persistente. Por isso, há necessidade de mais investigações que promovam maior conhecimento sobre essa infecção.
OBJETIVO: Realizar a análise da incidência e as características da dor musculoesquelética nos pacientes que foram infectados pelo SARS-CoV-2 para relacioná-las com o tempo de internação, idade e sexo.
METODOLOGIA: Estudo observacional longitudinal, realizado na enfermaria do setor COVID-19 do Hospital Municipal de São José dos Campos (HMSJC) - SP, com início em setembro de 2021 e término em dezembro de 2021. A coleta de dados foi realizada através de uma ficha de avaliação, aplicada aos pacientes internados que tiveram relato de dor musculoesquelética pós-infecção pelo SARS-CoV-2.
RESULTADOS: A incidência de dor musculoesquelética de 25% de todos os pacientes internados, com média de idade de 50,65 anos, sendo a maioria do sexo masculino. O tempo de internação médio foi menor que uma semana, com predomínio de dor em dorso e com intensidade média de sete na Escala Visual Analógica (EVA).
CONCLUSÃO: A dor musculoesquelética possui relevante importância na prática clínica da infecção resultante pelo SARS-CoV-2. Dessa maneira, a doença precisa ser diagnosticada e tratada, pois pode evoluir para cronificação, com impacto na qualidade de vida dos indivíduos.



Logo GN1