Bone Marrow Transplantation in Sickle Disease: A Systematic Review
Jordanna Stefanny Matos
.2021;9(9):1-5 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHINTRODUÇÃO: Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, dando origem ao nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e se rompe com facilidade, causando anemia.
OBJETIVOS: O objetivo deste artigo foi verificar por meio de uma revisão sistemática sobre as taxas de sucesso pós-transplante de medula óssea, a fim de buscar a cura da doença.
MÉTODOS: Foram analisados os mais relevantes estudos na base de dados Pubmed, sendo contemplados somente artigos sobre transplante de medula óssea e tratamentos na doença falciforme.
RESULTADOS: Fizeram parte do escopo desta revisão artigos que não demonstraram haver controversa nos resultados em relação ao transplante de medula, tendo boa eficácia na redução dos sintomas, sendo o melhor tratamento de escolha.
CONCLUSÃO: Ainda faltam evidências científicas sobre transplante de medula óssea, por ser um tratamento de difícil acesso, pois não há facilidade de achar um doador totalmente compatível, porém em relação aos outros tipos de tratamento, observa-se melhor eficácia para cura desta doença.
Palavras-chave: Anemia falciforme; Transplante de medula óssea; Comportamento da doença.