Artigos Relacionados

1 resultado(s) para: Vigilância em Saúde Pública; Infecções por Coronavírus; Síndrome Respiratória Aguda Grave; Infectologia.

Perfil dos óbitos de infecção da Covid-19 nas regionais de saúde no estado do Pará

Profile of deaths from Covid-19 infection in the health regions of Pará state

Douglas Mroginski Weber; Bruno Silva Lomazzi; Geovana de Brito Costa; Lorrany Karen Batista de Jesus

.2022;10(10):1-8 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

FUNDAMENTAÇÃO: A Covid-19 é uma doença viral que atingiu o mundo inteiro e se tornou uma preocupação para a saúde da população, devido aos altos índices de mortes. Em um ano de pandemia, o Pará se tornou o 12º estado no ranking de óbitos do Brasil.
OBJETIVO: analisar o perfil dos óbitos por Covid-19 nas regionais de saúde do estado do Pará.
Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados da plataforma digital da SESPA. A população do estudo constitui-se por todos os óbitos confirmados da Covid-19 e que estejam registrados nas regionais de saúde do estado do Pará.
RESULTADOS: Foram registrados no estado do Pará 14.864 óbitos pela Covid-19, sendo das 13 Regionais de saúde, a que teve maior número de óbitos foi a Metropolitana I. No geral, a faixa etária mais acometida foi entre 60 a 80 anos ou mais, sendo o sexo masculino o que teve maior índice de morte com 59,14%. As análises estatísticas do trabalho mostraram-se com p ≤ 0,05 assim, sendo considerados estatisticamente significativos.
CONCLUSÃO: Observou-se que a regional da capital do estado, foi a que mais apresentou óbitos no período de 1 ano, e os homens foram os que mais morreram pela Covid-19 no período estudado.



Palavras-chave: Vigilância em Saúde Pública; Infecções por Coronavírus; Síndrome Respiratória Aguda Grave; Infectologia.

Logo GN1