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Respostas cardiovasculares agudas à uma sessão de auriculoterapia em indivíduos normotensos

Acute Cardiovascular Response to a Session of Auriculotherapy in Normotensive Individuals

Ana Paula Ferreira; Thiago Casali Rocha; Antonio Fernandes Ervilha Neto; Karine Lara da Silva Rodrigues; Laís Barretto Aleixo; Plinio dos Santos Ramos

.2016;4(4):1-7 : Artigos Originais

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INTRODUÇÃO. A Auriculoterapia é um tratamento baseado na Medicina Tradicional Chinesa, para normalização e equilíbrio do organismo através de estimulação da orelha. OBJETIVOS. Avaliar a modulação do sistema nervoso autônomo e as repercussões fisiológicas decorrentes à uma sessão aguda de auriculoterapia. MÉTODOS. Trata-se de um estudo de natureza quase - experimental, do tipo ensaio clínico controlado, que avaliou as respostas cardiovasculares com o T4s e VFC antes e imediatamente após uma sessão de auriculoterapia, em 10 indivíduos adultos jovens normotensos do sexo masculino, com amplitude de idade entre 18 e 24 anos. RESULTADOS. Não houve diferenças significativas em relação as variáveis relacionadas ao controle autonômico cardíaco representadas pela VFC nos domínios do tempo e frequência antes e após a auriculoterapia (p>0,05). A FC mensurada antes e após a avaliação, também não apresentou diferenças significativas entre os dois momentos (p>0,05). Houve redução significativa da PAS após aplicação da auriculoterapia de forma aguda nos voluntários (p=0,03). CONCLUSÃO. Mediante o exposto, nossos achados sugerem uma possível contribuição da técnica na redução da PAS, demonstrando também que houve um comportamento de redução da FC, sendo importante verificar um maior tempo de estimulação dos pontos auriculares, para analisar o seu efeito sobre os ramos simpáticos e parassimpáticos. Portanto, são necessários mais estudos para determinar a contribuição da auriculoterapia para tratamentos cardiovasculares.

Aprendizagem baseada em problemas on-line como estratégia de ensino remoto emergencial no curso de Medicina durante a pandemia de COVID-19: Percepção e satisfação de aprendizagem

Online problem-based learning as an emergency remote teaching strategy in the medical course during the COVID-19 pandemic: Perception and learning satisfaction

Diogo Machado de Oliveira; Pedro Luiz Rodrigues Guedes; Isabel Vieira De Assis Lima; Laila Fieto Ribeiro; Leonardo Figueiredo Vilela; Luiz Alberto Barbosa; Márcia Emília Moreira De Luca; Beatriz Santos; Ricardo Pessoa Martello Souza; Tatiana Oliveira Fulco; Valéria Salazar; Sônia Cristina Leal Leidersnaide; Plínio dos Santos Ramos

.2021;9(9):1-7 : Artigos Originais

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INTRODUÇÃO: O mundo foi brutalmente impactado por uma pandemia desencadeada pelo COVID-19. Como consequência, todo o planejamento pedagógico foi completamente desfeito.
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos de graduação em medicina que foram expostos à implementação do Ensino Remoto Emergencial (TRE) com Aprendizagem Baseada em Problemas Online (O-PBL).
MÉTODOS: Cento e vinte e seis estudantes participaram do estudo. A implementação do TRE com O-PBL teve como objetivo trabalhar exclusivamente conteúdos teóricos cognitivos e correspondeu a um período total de 8 semanas. Foram feitas perguntas específicas para quantificar a percepção de satisfação e aprendizado por meio de uma pontuação de 0 a 10 em cinco momentos de todo o processo. Foi realizada análise estatística e obtidas as médias dos escores globais, bem como os respectivos intervalos de confiança de 95%.
RESULTADOS: As avaliações perceptivas gerais mostraram um alto nível de satisfação e aprendizado em todos os momentos. Todos os grupos relataram escores semelhantes de percepção de satisfação para o conjunto de atividades relacionadas ao processo (1º período 8,8 ± 0,23 escore; 3º período, 8,8 ± 0,35 escore; 4º período, 8,71 ± 0,12 escore, P > 0,05). Para o conjunto de atividades relacionadas ao aprendizado, o 1º período apresentou nota inferior, 7,78 ± 0,31 em relação ao 3º período, 8,37 ± 0,19 escore, P < 0,05, e para o 4º período, 8,44 ± 0,24 escore, P < 0,01.
CONCLUSÃO: A implementação simultânea do TRE com O-PBL possibilitou a continuidade e manutenção do processo ensino-aprendizagem com alta percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos.



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