Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Tatiana Oliveira Fulco

Aprendizagem baseada em problemas on-line como estratégia de ensino remoto emergencial no curso de Medicina durante a pandemia de COVID-19: Percepção e satisfação de aprendizagem

Online problem-based learning as an emergency remote teaching strategy in the medical course during the COVID-19 pandemic: Perception and learning satisfaction

Diogo Machado de Oliveira; Pedro Luiz Rodrigues Guedes; Isabel Vieira De Assis Lima; Laila Fieto Ribeiro; Leonardo Figueiredo Vilela; Luiz Alberto Barbosa; Márcia Emília Moreira De Luca; Beatriz Santos; Ricardo Pessoa Martello Souza; Tatiana Oliveira Fulco; Valéria Salazar; Sônia Cristina Leal Leidersnaide; Plínio dos Santos Ramos

.2021;9(9):1-7 : Artigos Originais

Resumo PDF ENGLISH

INTRODUÇÃO: O mundo foi brutalmente impactado por uma pandemia desencadeada pelo COVID-19. Como consequência, todo o planejamento pedagógico foi completamente desfeito.
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos de graduação em medicina que foram expostos à implementação do Ensino Remoto Emergencial (TRE) com Aprendizagem Baseada em Problemas Online (O-PBL).
MÉTODOS: Cento e vinte e seis estudantes participaram do estudo. A implementação do TRE com O-PBL teve como objetivo trabalhar exclusivamente conteúdos teóricos cognitivos e correspondeu a um período total de 8 semanas. Foram feitas perguntas específicas para quantificar a percepção de satisfação e aprendizado por meio de uma pontuação de 0 a 10 em cinco momentos de todo o processo. Foi realizada análise estatística e obtidas as médias dos escores globais, bem como os respectivos intervalos de confiança de 95%.
RESULTADOS: As avaliações perceptivas gerais mostraram um alto nível de satisfação e aprendizado em todos os momentos. Todos os grupos relataram escores semelhantes de percepção de satisfação para o conjunto de atividades relacionadas ao processo (1º período 8,8 ± 0,23 escore; 3º período, 8,8 ± 0,35 escore; 4º período, 8,71 ± 0,12 escore, P > 0,05). Para o conjunto de atividades relacionadas ao aprendizado, o 1º período apresentou nota inferior, 7,78 ± 0,31 em relação ao 3º período, 8,37 ± 0,19 escore, P < 0,05, e para o 4º período, 8,44 ± 0,24 escore, P < 0,01.
CONCLUSÃO: A implementação simultânea do TRE com O-PBL possibilitou a continuidade e manutenção do processo ensino-aprendizagem com alta percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos.



Logo GN1