Artigos Relacionados

2 resultado(s) para: Dor lombar; Postura; Exercícios de alongamento muscular; Terapia por exercício.

Efeito da reeducação postural global sobre a dor: revisão sistemática

Effect of global postural reeducation on pain: systematic review

Bruno da Costa Mariano; Renata Carvalho Bastos; Karine Helena de Souza Lopes; Larissa Elvira Martins Sartini; Thiago Casali Rocha

.2022;10(10):1-5 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO: O método de alongamento muscular ativo, baseado no conhecimento das cadeias musculares posturais, denominado Reeducação Postural Global (RPG), é utilizado como conduta fisioterapêutica em alterações posturais, principalmente na Dor Lombar Inespecífica (DLI). Apesar de ser frequentemente praticado clinicamente, poucos estudos mostram sua eficácia.
OBJETIVOS: Avaliar os efeitos do método de RPG em relação ao nível de dor, à capacidade funcional, força muscular e flexibilidade em pacientes com DLI.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática, em que foram analisados os mais relevantes estudos publicados originalmente na língua inglesa. Nas bases de dados, foram encontrados 3.544 artigos e, foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: Ensaios Clínicos Controlados Randomizados (ECCR) na língua inglesa, realizados em humanos. Como critérios de exclusão: intervenções pouco claras, mal descritas ou inadequadas e na forma de resumos. Utilizaram-se as seguintes variáveis para a seleção dos estudos: dor, capacidade funcional, força muscular e flexibilidade. Foi utilizada a sistematização PRISMA para elaboração desta revisão.
RESULTADOS: Fizeram parte desta revisão cinco ECCR envolvendo 277 indivíduos, predominantemente mulheres que participaram de oito a 16 atendimentos de 30 ou 60 minutos, duas vezes por semana com variados protocolos de RPG comparado com exercícios de estabilização ou de alongamento e medicação. As avaliações foram em curto (3 meses) e médio (6 meses) prazos..
CONCLUSÃO: O método de RPG é eficaz na redução da dor, no aumento da capacidade funcional, da força muscular e da flexibilidade em pacientes com DLI, tanto no acompanhamento de curto como em médio prazo.



Palavras-chave: Dor lombar; Postura; Exercícios de alongamento muscular; Terapia por exercício.

Acuracia dos efeitos agudos do alongamento e aquecimento sobre a potência muscular em atletas amadores

Accuracy of The Acute Effects of Stretching and Heating on Muscle Power in Amateur Athletes

Mateus Antônio Silva de Proença; Tayná Martins Moreira; Vitória Maria Lobo Costa; Thiago Casali Rocha

.2021;9(9):1-8 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o alongamento e o aquecimento são duas modalidades bastante discutidas entre os profissionais da área da saúde. As duas modalidades apresentam diversos efeitos em variáveis discutidas no meio científico, como: potência muscular, flexibilidade, prevenção de lesões, performance muscular, desempenho no exercício, dentre outras. Contudo, podemos perceber uma escassez de estudos que elucidam as vantagens do alongamento e do aquecimento em relação à potência muscular.
OBJETIVO: Investigar os efeitos do alongamento e do aquecimento sobre a potência muscular, avaliando as variáveis com os testes Counter Movement Jump (CMJ), Squat Jump (SJ) e Drop Jump (DJ).
MÉTODO: A amostra do tipo não probabilística por conveniência foi constituída por 21 indivíduos fisicamente ativos avaliados pelo questionário curto IPAQ. Foi avaliado também a potência muscular através dos testes Squat Jump (SQ), Drop Jump (DJ) e Counter Movement Jump (CMJ), antes e após as intervenções. Em um primeiro momento, foi realizada uma randomização para saber qual intervenção seria feita primeiro (alongamento ou aquecimento), e após intervalo de, no mínimo, 24 horas, foi realizado o segundo encontro com a outra intervenção.
RESULTADOS: Segundo os achados, percebemos que houve diferença significativa na intervenção aquecimento no teste Counter Movement Jump nas variáveis de altura do salto, tempo de voo e velocidade (P<0,05). Para o teste Drop Jump, podemos perceber diferença significativa nas variáveis de índice de força reativa e altura do salto (P<0,05). Já no teste Squat Jump não foi encontrado em nenhuma das variáveis analisadas, diferença significativa (P>0,05).
CONCLUSÃO: De acordo com o presente estudo, podemos concluir que o aquecimento muscular obteve melhores benefícios para as variáveis avaliadas pelo teste CMJ e DJ. Não observando mudanças quando os voluntários realizaram alongamento muscular para nenhum dos testes avaliados.



Palavras-chave: Exercícios de alongamento muscular; Treinamento de resistência; Corrida use Carrera.

Logo GN1