Artigos Relacionados

4 resultado(s) para: Tutoria; Orientação profissional; Estudantes de Ciências da Saúde; Educação médica.

Relato de experiência de Mentoring em estudantes da área da saúde: repercussões e dialética

Experience reportot of Mentoring in health students: repercussion and dialetic

Larissa Cruvinel Leite, Larissa Vitoria Dornelas, Laura de Souza Bechara Secchin, Renata Araújo Campos Dall’Orto

.2021;9(9):1-6 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: A saúde mental do estudante de graduação tem sido motivo de preocupação nas instituições de ensino superior (IES). Com o objetivo de promover uma formação integral e minimizar esses problemas, algumas estratégias têm sido oferecidas pelas IES, como os programas de Mentoring.
OBJETIVO: Relatar a experiência de um programa de Mentoring, em desenvolvimento há 6 anos, entre estudantes da graduação da área da saúde, em uma instituição privada. Relato de Experiência: O Programa de Mentoring da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF – Suprema) começou a ser implementado, de forma gradativa em 2016 como obrigatório e homogêneo em termos de período e curso. Em 2019 foi realizada uma reestruturação do programa que passou a ser opcional e composto por estudantes de diferentes períodos. No ano de 2021, em um contexto pandêmico, foi inaugurado o e-Mentoring na Instituição.
DISCUSSÃO: O Mentoring pode ser uma intervenção preventiva, auxiliando o estudante a reconhecer as suas fragilidades e fortalezas em sua vida acadêmica e posterior vida profissional. Por meio desta estratégia, o mentor, referência para o discente, pode relatar sua própria experiência que pode ser similar à vivenciada pelo jovem estudante, e juntos desenvolver objetivos de enfrentamento dos aspectos relatados durante os grupos de mentoria e acompanhamento das demandas ao longo dos encontros.
CONCLUSÃO: O modo de organização do Programa, o ambiente do Mentoring, o perfil do mentor e o suporte institucional são condições importantes a serem consideradas para que o programa seja uma ferramenta de suporte efetiva aos envolvidos no processo.



Palavras-chave: Tutoria; Orientação profissional; Estudantes de Ciências da Saúde; Educação médica.

Pesquisa de MRSA em fossas nasais e mãos de acadêmicos da área da Saúde de Juiz de Fora – MG

Research of MRSA in Nasal Cavities and Hands of Academics of the Health Area of Juiz de Fora – MG

Bruna de Souza Filgueiras; Laura Alcântara Damianse; Laura Vaz Bonoto; Mirela Cristina Moura da Costa; Patrícia Guedes Garcia; Rafael Andrade Schettino de Azevedo

.2022;10(10):1-5 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: O crescimento dos mecanismos de resistência bacteriana em cepas hospitalares e comunitárias representa um significativo fator de risco para causa de infecções.
OBJETIVOS: Avaliar a colonização por MRSA em acadêmicos da área da saúde e comparar a prevalência entre os grupos que frequentam ou não o ambiente hospitalar.
MÉTODOS: O estudo foi realizado por meio de coleta de amostra através de swab de mãos e fossas nasais de 60 acadêmicos de uma faculdade da área da saúde de Juiz de Fora - MG sendo com 30 estudantes sem contato prévio com o ambiente hospitalar e 30 com estudantes do ambiente hospitalar.
RESULTADOS: Entre as amostras coletadas, 25 (20,83%) apresentaram resultado positivo para Staphylococcus aureus, sendo 15 (60%) positivos em fossas nasais e 10 (40%) nas mãos. Dessas, oito amostras foram de MRSA, quatro foram encontradas nas fossas nasais e quatro em mãos, sendo em ambos os casos três encontradas em acadêmicos que frequentam o ambiente hospitalar e uma encontrada em acadêmico que não frequenta o ambiente hospitalar.
CONCLUSÃO: Cepas de MRSA foram isoladas tanto em estudantes que frequentam o ambiente hospitalar, quanto que não frequentam, mostrando que bactérias multirresistentes são encontradas também na comunidade. Torna-se imprescindível a adoção de medidas de biossegurança para controle da disseminação da resistência bacteriana.



Palavras-chave: Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina; Estudantes de Ciências da Saúde; Cavidade Nasal.

Satisfação e autoconfiança de estudantes de Medicina com Simulação Realística no Enfrentamento da COVID-19

Satisfaction And Self-Confidence Of Medical Students With Realistic Simulation Facing COVID-19

Amanda Campos Querubino; Anna Luiza Machado Nogueira; Ana Luísa dos Santos Maciel; Margareth Alves Bastos e Castro; Mirna Granato Salomão Nagib Marques; Roberta Teixeira Prado

.2023;11(11):1-8 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: A capacitação por simulação tem se mostrado útil e eficaz durante a pandemia da COVID-19 para o aprendizado médico de qualidade sem exposição do estudante ao risco de contaminação.
OBJETIVO: Avaliar a satisfação e autoconfiança de estudantes de Medicina após a participação em simulação realística envolvendo situações clínicas na assistência frente à pandemia da COVID-19.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo, realizado com estudantes do 11º e 12º períodos de Medicina de uma instituição de ensino privada que participaram de três estações de simulação clínica sobre manejo da assistolia, transmissão de más notícias, identificação do choque cardiogênico aplicados a casos de COVID-19. Inicialmente os estudantes responderam um questionário sociodemográfico e posteriormente às simulações, outro questionário sobre satisfação e autoconfiança na aprendizagem adquirida (escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem criada pela National League for Nursing - NLN).
RESULTADOS: A amostra é composta por 11 estudantes, sendo seis mulheres (54,54%) e cinco homens (45,45%), cuja média de idade é de 24 anos (24 ± 1,8 anos). De modo geral, as respostas obtidas foram uniformes tanto na seção de satisfação quanto na de autoconfiança na aprendizagem. Como aspectos positivos do método empregado nesta pesquisa podem-se destacar: o método de simulação implementado, o modo como o facilitador conduziu o processo, os materiais e recursos utilizados, além da seleção do conteúdo abordado.
CONCLUSÃO: A simulação realística no contexto da COVID-19 mostrou-se eficaz e gerou grande satisfação e autoconfiança em estudantes dos últimos períodos de graduação.



Palavras-chave: Simulação, Vírus da SARS, Educação Médica.

Aprendizagem baseada em problemas on-line como estratégia de ensino remoto emergencial no curso de Medicina durante a pandemia de COVID-19: Percepção e satisfação de aprendizagem

Online problem-based learning as an emergency remote teaching strategy in the medical course during the COVID-19 pandemic: Perception and learning satisfaction

Diogo Machado de Oliveira; Pedro Luiz Rodrigues Guedes; Isabel Vieira De Assis Lima; Laila Fieto Ribeiro; Leonardo Figueiredo Vilela; Luiz Alberto Barbosa; Márcia Emília Moreira De Luca; Beatriz Santos; Ricardo Pessoa Martello Souza; Tatiana Oliveira Fulco; Valéria Salazar; Sônia Cristina Leal Leidersnaide; Plínio dos Santos Ramos

.2021;9(9):1-7 : Artigos Originais

Resumo PDF ENGLISH

INTRODUÇÃO: O mundo foi brutalmente impactado por uma pandemia desencadeada pelo COVID-19. Como consequência, todo o planejamento pedagógico foi completamente desfeito.
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos de graduação em medicina que foram expostos à implementação do Ensino Remoto Emergencial (TRE) com Aprendizagem Baseada em Problemas Online (O-PBL).
MÉTODOS: Cento e vinte e seis estudantes participaram do estudo. A implementação do TRE com O-PBL teve como objetivo trabalhar exclusivamente conteúdos teóricos cognitivos e correspondeu a um período total de 8 semanas. Foram feitas perguntas específicas para quantificar a percepção de satisfação e aprendizado por meio de uma pontuação de 0 a 10 em cinco momentos de todo o processo. Foi realizada análise estatística e obtidas as médias dos escores globais, bem como os respectivos intervalos de confiança de 95%.
RESULTADOS: As avaliações perceptivas gerais mostraram um alto nível de satisfação e aprendizado em todos os momentos. Todos os grupos relataram escores semelhantes de percepção de satisfação para o conjunto de atividades relacionadas ao processo (1º período 8,8 ± 0,23 escore; 3º período, 8,8 ± 0,35 escore; 4º período, 8,71 ± 0,12 escore, P > 0,05). Para o conjunto de atividades relacionadas ao aprendizado, o 1º período apresentou nota inferior, 7,78 ± 0,31 em relação ao 3º período, 8,37 ± 0,19 escore, P < 0,05, e para o 4º período, 8,44 ± 0,24 escore, P < 0,01.
CONCLUSÃO: A implementação simultânea do TRE com O-PBL possibilitou a continuidade e manutenção do processo ensino-aprendizagem com alta percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos.



Palavras-chave: Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Ciências da Saúde

Logo GN1