Guilherme Duim Riani; Patricia Guedes Gracia
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer cervical é considerado um problema de saúde pública. Estima-se que, no Brasil, 16.370 novos casos da doença para cada ano do biênio 2018 -2019. Outro estudo demonstrou que a baixa escolaridade e a falta de informação são fatores que colaboram para o desenvolvimento do câncer do colo uterino. A identificação e a utilização de ferramentas que possam complementar tanto o diagnóstico como o rastreamento das lesões precursoras do câncer do colo uterino é de suma importância. Apesar da estimativa da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de que 78% das mulheres brasileiras tenham realizado exames preventivos, estimativas de coberturas do rastreamento no SUS calculadas pelos dados registrados nos sistemas de informação do SUS indicam níveis de cobertura inferiores a 50%.
OBJETIVO: Os objetivos deste trabalho foram avaliar a eficiência na cobertura do exame de prevenção do câncer do colo do útero no Município de Juiz de Fora comparando o teto estipulado pelo Ministério da Saúde com o quantitativo de exames realizados no biênio 2017-2018 bem como a qualidade comparando com a prevalência de positividade da portaria do Qualicito.
MÉTODOS: Foram realizadas consultas para verificação do teto anual, em seguida foi analisada a pirâmide etária para extrair o quantitativo de mulheres dentro da faixa etária de risco. No site DATASUS foram levantados o quantitativo de exames positivos e o quantitativo de exames com resultados liberados com mais de 60 dias. RESULTADOS: O número de mulheres dentro da faixa etária de risco em Juiz de Fora no ano de 2010 foi de 150.552. O teto anual é de 30.706 e o quantitativo de exames realizados em 2017-2018 foi de 29.182 e 30.441 respectivamente. A incidência de positividade em 2017-2018 foi de 719-729 e a liberação de resultados acima de 30 dias foram de 8.400 e 11.815 respectivamente.
CONCLUSÃO: Sugere-se por meio deste estudo que há um grande déficit na cobertura das mulheres na faixa etária de risco. O desenvolvimento de estratégias de rastreamento visa a aumentar a cobertura por meio da informação. Apesar de apontar uma boa qualidade de leitura, o estudo aponta uma deficiência dos prestadores em absorver toda a demanda, mostrando a necessidade de contratação de mais serviços de diagnóstico.
Palavras-chave: Papillomavirus humano; Institutos de câncer; Neoplasias do colo do útero; Sistema Único de Saúde.
Nathalia de Souza Abreu Freire; Carla Alexandrina de Mattos; Natália Santos Damasceno; Sarah Silva Santos de Araújo; Patricia Cardoso Clemente
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: A incontinência urinária é bastante comum entre mulheres. Tende a trazer prejuízos físicos, emocionais, sociais e de cunho sexual e impactar negativamente a qualidade de vida. Evidências sugerem que os exercícios para os músculos do assoalho pélvico podem melhorar a performance muscular, reduzindo as perdas urinárias e favorecendo satisfação sexual e a qualidade de vida.
OBJETIVO: Investigar o impacto dos exercícios para os músculos do assoalho pélvico de mulheres com incontinência urinária de esforço nos quesitos redução das perdas urinárias, qualidade de vida e sexualidade.
MATERIAIS E MÉTODOS: O protocolo de tratamento envolveu exercícios para os músculos do assoalho pélvico, realizados três vezes por semana durante quatro semanas; cada atendimento teve duração média de 30 minutos. O desfecho primário foi a gravidade da incontinência urinária, determinada pelo incontinence severity index. Qualidade de vida e satisfação sexual foram os desfechos secundários, avaliados pelo international consultation on incontinence questionnaire - short form e quociente sexual - versão feminina, respectivamente. A análise estatística foi fundamentada em estatística descritiva, teste t de student pareado e teste qui-quadrado. Foi adotado nível de significância de 0,05.
RESULTADOS: Observou-se redução das perdas urinárias (p=0,02) e melhora na qualidade de vida (p=0,02). Quanto à satisfação sexual, não houve diferença significativa (p= 0,29).
CONCLUSÃO: O protocolo cinesioterapêutico proposto mostrou-se efetivo para a redução das perdas urinárias e melhora da qualidade de vida e não efetivo para a satisfação sexual.
Palavras-chave: Incontinência urinária; Incontinência urinária por estresse; Modalidades de fisioterapia; Sexualidade; Qualidade de vida.
Cynthia Regina Pedrosa Soares; Vera Magalhães; Paulo Sérgio Ramos de Araújo
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: Infecção da corrente sanguínea (BSI) por Enterococcus Resistente à Vancomicina (VRE) é uma complicação grave associada à colangite bacterêmica em pacientes com tumor sólido.
OBJETIVO: Descrever o aspecto clínico e molecular do isolado Enterococcus Resistente à Vancomicina em paciente com tumor de cólon.
MÉTODOS: O isolado de VRE foi identificado e analisado quanto ao perfil antimicrobiano a partir de hemocultura processada por método automatizado Vitek, posteriormente foi submetida à detecção do gene de Resistência à Vancomicina, vanA.
RESULTADO: O isolado Enterococcus faecium apresentou resistência à amicacina, eritromicina e vancomicina. O gene VanA foi identificado e iniciado o tratamento com teicoplanina seguida de daptomicina sem sucesso a paciente evoluiu a óbito.
Palavras-chave: Enterococcus faecium; Resistência a Vancomicina; Daptomicina; Bacteriemia; Neoplasias do Colo.
Elba Soraya Magalhães da Luz; Izis Leite Maia de Ávila; Yuri Navega Vieira; Rafael David Souto de Azevedo
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: Fundamentação: O uso de curativos em associação à Terapia por Pressão Negativa (TPN) é um método adjuvante para o tratamento das feridas complexas por acelerar a dinâmica da cicatrização. A evolução de uma ferida de difícil terapêutica aumenta o tempo de hospitalização, eleva os custos e produz taxas superiores de mortalidade, configurando um embate para os portadores, profissionais e gestores de saúde.
OBJETIVO: O objetivo desse estudo é elucidar a eficácia da Terapia por Pressão Negativa no manejo de feridas complexas, destacando seus mecanismos de ação, indicações terapêuticas e benefícios.
MÉTODOS: Foi realizada revisão na base de dados Pubmed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, em artigos publicados entre 1997 e 2020.
RESULTADOS: O mecanismo de ação da TPN envolve diversos meios, dentre eles: efeitos físicos, como o aumento da perfusão, redução das dimensões da injúria e depuração bacteriana, controle do edema e do exsudato; e biológicos, como o estímulo à formação de tecido de granulação e redução da resposta inflamatória local. As principais indicações da TPN são as feridas complexas, como feridas traumáticas, enxertos de pele, úlceras por pressão, deiscências de ferida operatória, queimaduras e prevenção de complicações em incisões fechadas.
CONCLUSÃO: Com o uso do vácuo, observa-se a formação mais precoce do tecido de granulação e fechamento mais rápido em comparação aos demais utilizados no mesmo tipo tratamento. De fato, é uma técnica simples, de fácil aplicação e bem tolerada pelos pacientes. Adicionalmente tem-se demonstrado que a TPN apresenta baixas complicações, proporciona altas precoces e economiza recursos.
Palavras-chave: Cicatrização; Ferimentos e Lesões; Revisão; Tratamento de Ferimentos com Pressão Negativa; Vácuo.
Leonardo Da Silva Lim; Monick Piton
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: O Esôfago de Barrett é uma patologia pré-maligna do esôfago na qual ocorre uma substituição do epitélio escamoso estratificado normal pelo epitélio colunar com presença de metaplasia intestinal e essa transformação ocorre após um longo período de agressão da mucosa esofágica pelo refluxo gastrointestinal. O Helicobacter Pylori é um bacilo gram negativo que coloniza seletivamente o epitélio gástrico e está envolvido diretamente em uma série de doenças gastroduodenais.
OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo foi avaliar por meio de uma revisão sistemática o papel do Helicobacter Pylori no desenvolvimento do Esôfago de Barrett.
MÉTODOS: Foram analisados os mais relevantes estudos publicados originalmente na língua portuguesa e inglesa nos últimos 10 anos, tendo como referência a base de dados MedLine (National Library of Medicine). Objetivando selecionar os estudos de maior evidência científica, foram utilizados apenas os ensaios clínicos e estudos observacionais.
RESULTADOS: Fizeram parte do escopo desta revisão oito artigos que demonstraram equivalência nos resultados em relação ao papel positivo e protetor do H. Pylori no desenvolvimento do Esôfago de Barrett, enquanto um artigo se posicionou contra os resultados alcançados.
CONCLUSÃO: De acordo com nossos resultados e com a maioria das conclusões disponíveis na literatura, ainda que o H. Pylori seja favorável à prevenção do Esôfago de Barrett, o bacilo é considerado a principal causa de gastrite crônica ativa e desempenha papel importante no desenvolvimento do adenocarcinoma gástrico e de outras doenças gastroduodenais.
Palavras-chave: Helicobacter pylori, Esôfago de Barrett, Associação.
André Luiz Almeida de Melo Filho; Mariana Kraide Piedade de Abreu; Adriana Ávila de Almeida
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTOBJETIVOS: identificar e discutir estudos científicos que indiquem uma relação de problemas na saúde mental com o uso de cigarros eletrônicos.
MÉTODOS: Foi realizada uma Revisão Sistemática de literatura, PECO (Pacientes, Exposição, Controle, Desfecho); P: pacientes tabagistas E:cigarro eletrônico C:pacientes não tabagistas O: Transtorno depressivo, utilizando as bases de dados Pubmed e Lilacs.
RESULTADOS: Foram encontrados 10 estudos que se encaixaram nos critérios de inclusão. Os estudos levantados mostraram que a depressão tem uma relação com o uso de cigarros eletrônicos.
CONCLUSÃO: Transtornos na saúde mental, induzem a utilização do cigarro eletrônico, principalmente em adultos jovens e adolescentes, como tentativa de melhorar os sintomas da depressão.
Palavras-chave: Hábito de fumar, Depressão, Comercialização de produtos Derivados do tabaco.
Amanda Campos Querubino; Anna Luiza Machado Nogueira; Ana Luísa dos Santos Maciel; Margareth Alves Bastos e Castro; Mirna Granato Salomão Nagib Marques; Roberta Teixeira Prado
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: A capacitação por simulação tem se mostrado útil e eficaz durante a pandemia da COVID-19 para o aprendizado médico de qualidade sem exposição do estudante ao risco de contaminação.
OBJETIVO: Avaliar a satisfação e autoconfiança de estudantes de Medicina após a participação em simulação realística envolvendo situações clínicas na assistência frente à pandemia da COVID-19.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo, realizado com estudantes do 11º e 12º períodos de Medicina de uma instituição de ensino privada que participaram de três estações de simulação clínica sobre manejo da assistolia, transmissão de más notícias, identificação do choque cardiogênico aplicados a casos de COVID-19. Inicialmente os estudantes responderam um questionário sociodemográfico e posteriormente às simulações, outro questionário sobre satisfação e autoconfiança na aprendizagem adquirida (escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem criada pela National League for Nursing - NLN).
RESULTADOS: A amostra é composta por 11 estudantes, sendo seis mulheres (54,54%) e cinco homens (45,45%), cuja média de idade é de 24 anos (24 ± 1,8 anos). De modo geral, as respostas obtidas foram uniformes tanto na seção de satisfação quanto na de autoconfiança na aprendizagem. Como aspectos positivos do método empregado nesta pesquisa podem-se destacar: o método de simulação implementado, o modo como o facilitador conduziu o processo, os materiais e recursos utilizados, além da seleção do conteúdo abordado.
CONCLUSÃO: A simulação realística no contexto da COVID-19 mostrou-se eficaz e gerou grande satisfação e autoconfiança em estudantes dos últimos períodos de graduação.
Palavras-chave: Simulação, Vírus da SARS, Educação Médica.
Otávio Mariano Nascimento Menezes; Cássia Letícia da Silva; Luis Alejandro Lasso Gutierrez; Wilson da Silva Lessa Júnior; Flávia Maria Leme
. v.11, 2023
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: Cannabis sativa L. é uma planta com propriedades psicoativas. Apesar da crescente demanda por produtos à base de canabidiol no território brasileiro e em outros países, pouco se conhece sobre as características dos pacientes e suas condições clínicas.
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é descrever o número e a caracterização dos potenciais pacientes de cannabis medicinal, cadastrados na Associação Sul Mato Grossense de Pesquisa e Apoio à Cannabis Medicinal de Mato Grosso do Sul, Divina Flor, entre 09/2020 e 06/2022.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados dados demográficos (idade e sexo), localização geográfica (Unidades Federativas), diagnósticos médicos dos pacientes e especialidades médicas.
RESULTADOS: A Associação possui ao todo 153 pacientes cadastrados. Os quadros de dor crônica intratável, neoplasia de comportamento incerto ou desconhecido de outras localizações e de localizações não especificadas, ansiedade generalizada, epilepsia e Doença de Parkinson foram os códigos da CID-10 mais frequentes.
CONCLUSÃO: Os pacientes que buscaram a Associação são pacientes com idade superior ou igual a 30 anos e que sofrem de dor crônica intratável.
Palavras-chave: Cannabis; Canabidiol; Dor Crônica; Epidemiologia Descritiva.