The evalution of Mental Health and Quality of Life of Physical Therapy Students
Áurea Aparecida da Silva; Thacya Barcellus Teixeira de Oliveira Almeida; Thiago Casali Rocha; Laura de Souza Bechara Secchin
.2020;8(8):1-6 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: Saúde Mental, Qualidade de Vida, Estudantes, Fisioterapia.
Impact of kinesiotherapy on the sexuality and quality of life of women with stress urinary incontinence: quasi-experimental study
Nathalia de Souza Abreu Freire; Carla Alexandrina de Mattos; Natália Santos Damasceno; Sarah Silva Santos de Araújo; Patricia Cardoso Clemente
.2023;11(11):1-6 : Artigos Originais
Resumo PDF PORTINTRODUÇÃO: A incontinência urinária é bastante comum entre mulheres. Tende a trazer prejuízos físicos, emocionais, sociais e de cunho sexual e impactar negativamente a qualidade de vida. Evidências sugerem que os exercícios para os músculos do assoalho pélvico podem melhorar a performance muscular, reduzindo as perdas urinárias e favorecendo satisfação sexual e a qualidade de vida.
OBJETIVO: Investigar o impacto dos exercícios para os músculos do assoalho pélvico de mulheres com incontinência urinária de esforço nos quesitos redução das perdas urinárias, qualidade de vida e sexualidade.
MATERIAIS E MÉTODOS: O protocolo de tratamento envolveu exercícios para os músculos do assoalho pélvico, realizados três vezes por semana durante quatro semanas; cada atendimento teve duração média de 30 minutos. O desfecho primário foi a gravidade da incontinência urinária, determinada pelo incontinence severity index. Qualidade de vida e satisfação sexual foram os desfechos secundários, avaliados pelo international consultation on incontinence questionnaire - short form e quociente sexual - versão feminina, respectivamente. A análise estatística foi fundamentada em estatística descritiva, teste t de student pareado e teste qui-quadrado. Foi adotado nível de significância de 0,05.
RESULTADOS: Observou-se redução das perdas urinárias (p=0,02) e melhora na qualidade de vida (p=0,02). Quanto à satisfação sexual, não houve diferença significativa (p= 0,29).
CONCLUSÃO: O protocolo cinesioterapêutico proposto mostrou-se efetivo para a redução das perdas urinárias e melhora da qualidade de vida e não efetivo para a satisfação sexual.
Palavras-chave: Incontinência urinária; Incontinência urinária por estresse; Modalidades de fisioterapia; Sexualidade; Qualidade de vida.
Functional Capacity, Cognitive Capacity and Quality of Life of Institutionalized Elderly: Observational Study
Nathalia de Souza Abreu Freire; Daiana Dias Braga; Keilyane Oliveira da Silva; Vinícius Villela Guimarães; Lucas Silva Franco de Oliveira; Maria Filomena Antunes Linhares Barão Lóia; Patrícia Cardoso Clemente
.2019;7(7):1-7 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: Envelhecimento, Envelhecimento da PopulaçãoDescritor não consta no DECS, Qualidade de Vida, CogniçãoDescritor não consta no DECS, Idoso, Saúde do Idoso Institucionalizado.
Experience reportot of Mentoring in health students: repercussion and dialetic
Larissa Cruvinel Leite, Larissa Vitoria Dornelas, Laura de Souza Bechara Secchin, Renata Araújo Campos Dall’Orto
.2021;9(9):1-6 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHINTRODUÇÃO: A saúde mental do estudante de graduação tem sido motivo de preocupação nas instituições de ensino superior (IES). Com o objetivo de promover uma formação integral e minimizar esses problemas, algumas estratégias têm sido oferecidas pelas IES, como os programas de Mentoring.
OBJETIVO: Relatar a experiência de um programa de Mentoring, em desenvolvimento há 6 anos, entre estudantes da graduação da área da saúde, em uma instituição privada. Relato de Experiência: O Programa de Mentoring da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF – Suprema) começou a ser implementado, de forma gradativa em 2016 como obrigatório e homogêneo em termos de período e curso. Em 2019 foi realizada uma reestruturação do programa que passou a ser opcional e composto por estudantes de diferentes períodos. No ano de 2021, em um contexto pandêmico, foi inaugurado o e-Mentoring na Instituição.
DISCUSSÃO: O Mentoring pode ser uma intervenção preventiva, auxiliando o estudante a reconhecer as suas fragilidades e fortalezas em sua vida acadêmica e posterior vida profissional. Por meio desta estratégia, o mentor, referência para o discente, pode relatar sua própria experiência que pode ser similar à vivenciada pelo jovem estudante, e juntos desenvolver objetivos de enfrentamento dos aspectos relatados durante os grupos de mentoria e acompanhamento das demandas ao longo dos encontros.
CONCLUSÃO: O modo de organização do Programa, o ambiente do Mentoring, o perfil do mentor e o suporte institucional são condições importantes a serem consideradas para que o programa seja uma ferramenta de suporte efetiva aos envolvidos no processo.
Palavras-chave: Tutoria; Orientação profissional; Estudantes de Ciências da Saúde; Educação médica.
Research of MRSA in Nasal Cavities and Hands of Academics of the Health Area of Juiz de Fora – MG
Bruna de Souza Filgueiras; Laura Alcântara Damianse; Laura Vaz Bonoto; Mirela Cristina Moura da Costa; Patrícia Guedes Garcia; Rafael Andrade Schettino de Azevedo
.2022;10(10):1-5 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHINTRODUÇÃO: O crescimento dos mecanismos de resistência bacteriana em cepas hospitalares e comunitárias representa um significativo fator de risco para causa de infecções.
OBJETIVOS: Avaliar a colonização por MRSA em acadêmicos da área da saúde e comparar a prevalência entre os grupos que frequentam ou não o ambiente hospitalar.
MÉTODOS: O estudo foi realizado por meio de coleta de amostra através de swab de mãos e fossas nasais de 60 acadêmicos de uma faculdade da área da saúde de Juiz de Fora - MG sendo com 30 estudantes sem contato prévio com o ambiente hospitalar e 30 com estudantes do ambiente hospitalar.
RESULTADOS: Entre as amostras coletadas, 25 (20,83%) apresentaram resultado positivo para Staphylococcus aureus, sendo 15 (60%) positivos em fossas nasais e 10 (40%) nas mãos. Dessas, oito amostras foram de MRSA, quatro foram encontradas nas fossas nasais e quatro em mãos, sendo em ambos os casos três encontradas em acadêmicos que frequentam o ambiente hospitalar e uma encontrada em acadêmico que não frequenta o ambiente hospitalar.
CONCLUSÃO: Cepas de MRSA foram isoladas tanto em estudantes que frequentam o ambiente hospitalar, quanto que não frequentam, mostrando que bactérias multirresistentes são encontradas também na comunidade. Torna-se imprescindível a adoção de medidas de biossegurança para controle da disseminação da resistência bacteriana.
Palavras-chave: Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina; Estudantes de Ciências da Saúde; Cavidade Nasal.
PEEP versus conventional aspirations in removing secretions in patients under mechanical ventilation
Bruno Rabite Dornelas
.2015;3(3):1-8 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: Fisioterapia; Respiração Artificial; Respiração com Pressão Positiva
Effect of manual therapy techniques in craniomandibular dysfunctions
Gláucia Rocha da Silva; Priscila Rosa Martins; Karla Aquino Gomes; Taís Resende Di Mambro; Nathália de Souza Abreu
.2010;1(1):17-22 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: cervicalgia, modalidades de fisioterapia, síndrome da disfunção da articulação temporomandibular.
Functional Capacity Assessment after Stroke
Zaqueline Fernandes Guerra MSc; Carla de Morais Eduardo; Pérsio Ramiro Moreira Vieira Júnior; Priscilla Alvim Soares
.2017;5(5):1-5 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: classificação internacional de funcionalidade, acidente vascular cerebral, fisioterapia.
Responses to acute cardiovascular variables in hypertensive patients undergoing a program of therapeutic exercises
Danielle da Silva Pinto Henriques; Rodrigo da Silva Fernandes; Leandro Alberto Calazans Nogueira
.2013;2(2):7-11 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: Hipertensão; Monitorização ambulatorial da Pressão arterial; Frequência Cardíaca; Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Level of Satisfaction of Parturients Assisted by Physiotherapy Team
Patrícia Cardoso Clemente; Débora de Paula Rodrigues; Giulia Duarte Lougon Borges Mattos e Albuquerque; Mayara Jesus de Oliveira Lopes; Nathalia de Souza Abreu Freire
.2018;6(6): : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: Modalidades de Fisioterapia; Trabalho de Parto; Parto Normal; Dor do Parto; Parto Humanizado.
Correlation Between Qualifiers of International Functionality, Disability and Health Classification (ICF) With the Evaluation of Static and Dynamic Balance in Elderly
Paloma Carvalho Guimarães; Gabriela Oliveira da Rocha Badaró; Raquel Lopes; Thiago Casali Rocha; Zaqueline Fernandes Guerra
.2020;8(8):1-6 : Artigos Originais
Resumo PDF PORT PDF ENGLISHPalavras-chave: Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Equilíbrio Postural; Idoso; Fisioterapia.