V. 7, 2019

Artigos Originais

Capacidade Funcional, Capacidade Cognitiva e Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados: Estudo Observacional

Functional Capacity, Cognitive Capacity and Quality of Life of Institutionalized Elderly: Observational Study

Nathalia de Souza Abreu Freire; Daiana Dias Braga; Keilyane Oliveira da Silva; Vinícius Villela Guimarães; Lucas Silva Franco de Oliveira; Maria Filomena Antunes Linhares Barão Lóia; Patrícia Cardoso Clemente

. v.7, 2019

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH

OBJETIVOS: Avaliar a capacidade funcional, o estado cognitivo e a qualidade de vida de idosos institucionalizados.
MÉTODO: Estudo descritivo do tipo transversal. Participaram do estudo 19 idosos institucionalizados, residentes na cidade de Juiz de Fora (MG), e avaliados por meio dos instrumentos Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Indice de Katz e Questionário Short Form 36 (SF-36). A distribuição das variáveis foi testada através do teste de Shapiro-Wilk. A correlação de Pearson foi utilizada para correlacionar as variáveis estudadas de acordo com a sua distribuição. Os dados coletados foram analisados e apresentados em frequência absoluta (n) e relativa (%). O valor de p considerado para todas as análises foi p≤ 0,05.
RESULTADO: 19 voluntários com idade variando entre 60 a 92 anos responderam aos questionários sem dificuldade visível, 16 dos quais eram do sexo feminino. Foi identificado que a maioria da amostra (48%) tem escolaridade de 4 a 8 anos e que o MEEM apontou que somente 22% da amostra teve pontuação acima do esperado pela escolaridade. Segundo o Indice de Katz, 47,4% dos participantes apresentaram dependência ligeira ou moderada. A qualidade de vida, analisada pelo Short-Form 36, mostrou que domínio "Vitalidade", 52,63% da amostra sente-se esgotada e cansada todo o tempo (63,42 ± 26,87), um contraponto ao domínio "Estado Geral de Saúde", no qual 68% dos voluntários registraram escore indicativo de excelente estado de saúde.
CONCLUSÃO: A amostra em estudo evidenciou relevante perda funcional e cognitiva e reduzida qualidade de vida; todavia, nao houve correlação significativa entre as variáveis analisadas.


Palavras-chave: Envelhecimento, Envelhecimento da PopulaçãoDescritor não consta no DECS, Qualidade de Vida, CogniçãoDescritor não consta no DECS, Idoso, Saúde do Idoso Institucionalizado.

Prevalência de Micro-Organismos Isolados em Amostras de Hemoculturas de Pacientes de Um Hospital Privado De Juiz de Fora - Mg

Prevalence of Microorganisms Isolated in Blood Cultures Samples from Patients from a Private Hospital in Juiz de Fora, Minas Gerais

Mayara Silveira Leal, Patrícia Ganimi Tavella, Patrícia Guedes Garcia

. v.7, 2019

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH

OBJETIVOS: Avaliar a prevalência de micro-organismos isolados de amostras de hemoculturas provenientes das Unidades de Terapia Intensiva; Definir o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos das cepas bacterianas isoladas.
MÉTODOS: Foram coletados dados de todas as hemoculturas positivas das UTI's Adulto, Neonatal e UC de um hospital privado, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, de janeiro de 2017 a janeiro de 2019.
RESULTADOS: Foram encontradas 3536 amostras de hemoculturas onde 2464 (69,68%) foram negativas e 1072 (30,32%) positivas para algum micro-organismo. Dentre as amostras positivas, observou-se prevalência entre o sexo masculino (540/50,4%). Os microrganismos prevalentes foram: Staphylococus sp coagulase negativa (55,5%), Klebsiella pneumoniae (7,2%), Staphylococus aureus (5,4%), Serratia marcescens (4,7%), Escherichia coli (3,9%), Acinetobacter baumannii (3,6%), Pseudomonas aeruginosa (2,4%), Bastonetes Gram positivos (2,4%), Candida parapsilosis (2,2%), Enterobacter cloacae (2,0%), Enterococcus faecalis (1,4%) e Candida albicans (1,3%). Dentre as bactérias Gram positivas, a eritromicina, juntamente com a oxacilina, clindamicina e as quinolonas, foram os antimicrobianos que apresentaram maior grau de resistência. Já entre os Gram negativos, as cefalosporinas e quinolonas foram as drogas menos efetivas, apesar de os carbapenêmicos terem apresentado uma resistência importante.
CONCLUSÃO: o presente estudo alerta para o elevado grau de multirresistência aos antimicrobianos das cepas advindas das UTI's e UC, e ao crescente desenvolvimento de espécies coagulase negativas em hemoculturas, demonstrando um cenário atual preocupante e a necessidade de desenvolvimento de novas drogas e novas medidas de controle.


Palavras-chave: Sepse; Farmacorresistência Bacteriana; Testes de Sensibilidade a Antimicrobianos por Disco-Difusão.

Sífilis: Uma Epidemia Tratável

Syphilis: A Treatable Epidemic

Alice Ribeiro e Carvalho; Patrícia Guedes Garcia

. v.7, 2019

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH

INTRODUÇÃO: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada pela bactéria Treponema pallidum através de relação sexual desprotegida e também no momento do parto.
Objetivo: Verificar os índices comparativos do aumento de casos de sífilis no município de Juiz de Fora - MG e Brasil.
MÉTODOS. Foram analisados os mais relevantes estudos nas bases de dados: Boletim Epidemiológico Mineiro (BEM), Boletim Epidemiológico do Município de Juiz de Fora- MG e artigos relacionados ao tema.
RESULTADOS: Fizeram parte desta revisão: Boletins epidemiológicos e Artigos Bibliográficos que constataram a problemática do aumento dos casos de sífilis devido ao não conhecimento da população sobre a forma de contágio doença , aos seus sintomas inespecíficos e períodos de latência; não notificação; dificuldade de disponibilidade da penicilina na rede pública e não tratamento do(s) parceiro(s) principalmente do sexo masculino.
CONCLUSÃO: Embora exista o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), ainda há um grande desafio na saúde pública em tornar os números de sífilis menor em todo país e no mundo. É necessário um trabalho social intenso ao que diz respeito ao uso de preservativos, à realização do pré-natal desde o início da gestação e ao acompanhamento do tratamento (em casos de pacientes já portadores), evitando reinfecção.


Palavras-chave: Sífilis; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Sífilis Congênita.

Artigos de Revisão

Intoxicação por Chumbo: Uma Revisão Sistemática

Lead Poisoning: A Systematic Review

Paula Isabelita Reis Vargas; Hussen Machado; Gisele Barbosa

. v.7, 2019

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH

OBJETIVO: Revisar os limites de chumbo aceitos, os riscos e doenças gerados em exposições abaixo desses limites, bem como identificar os dados epidemiológicos de intoxicação por chumbo no Brasil.
MÉTODO: Foram analisados os estudos publicados nas bases de dados MedLine (National Library of Medicine) e SciELO onde a estratégia de busca utilizou as seguintes palavras-chave: “lead poisoning”, no MedLine; e “Poisoning” e “Lead”, no SciELO. Os critérios de inclusão e exclusão foram aplicados com base nos tipos de estudos. Os desfechos selecionados foram: níveis de chumbo abaixo de 10 µg/dL, efeitos neurotóxicos em crianças, poluição ambiental como agravante nas intoxicações por chumbo.
RESULTADOS: Foram identificados inicialmente 12664 estudos envolvendo intoxicação por chumbo. Após submeter aos critérios de inclusão e exclusão, permaneceram 5 artigos, que fizeram parte do escopo dessa revisão.
CONCLUSÃO: Esta revisão confirma a necessidade de novos estudos que avaliem os principais locais de riscos de intoxicação por chumbo e que possam ser base para alteração nas normas regulamentadoras que estabelecem os limites de exposição.


Palavras-chave: Metais Pesados; Intoxicação por Chumbo; Metais.

Métodos Diagnósticos para Meningite Tuberculosa: Uma Revisão Sistemática

Diagnostic Methods for Tuberculous Meningitis: A Systematic Review

Tamires Calaes Oliveira; Patrícia Guedes Garcia

. v.7, 2019

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH

INTRODUÇÃO: Meningite tuberculosa (TBM) está associada com elevada taxa de mortalidade e morbidade. O diagnóstico de TBM continua um desafio clínico e tardio, especialmente quando os recursos são limitados. Assim, novos testes que podem ser usados no ponto de atendimento são de extrema importância, principalmente para TBM resistente a medicamentos, que apresenta um resultado sombrio.
OBJETIVO: O objetivo desta revisão sistemática foi verificar, por meio de uma revisão sistematizada, métodos diagnósticos para meningite tuberculosa, demostrando além do padrão ouro o que deve ser observado nos exames e na clinica do paciente.
MÉTODO: Foram analisados estudos publicados entre 2014 e 2019, tendo como referência a base de dados Medline via Pubmed, sendo utilizado na construção da frase de pesquisa o MeSH. Foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: artigos originais realizados em humanos, na língua inglesa. Como critério de exclusão: intervenções pouco claras, mal descritas ou inadequadas e na forma de resumos. Utilizou-se as seguintes variáveis para a seleção dos estudos: Sintomas dos pacientes e análise dos exames clínicos.
RESULTADO: Fizeram parte desta revisão 5 artigos que se enquadraram nos critérios de inclusão e eram pertinentes ao tema.
CONCLUSÃO: Esta revisão destaca os principais sinais e sintomas iniciais para o diagnostico de TBM, com grande ênfase no estagio neurológico, juntamente com o diagnóstico rápido e claro. Além do padrão ouro já estabelecido do isolamento do Mycobacterium Tuberculosis é necessário à utilização de indicadores como a dosagem do lactato, glicemia e proteínas no liquido cefalorraquidiano (LCR), juntamente com novas técnicas.


Palavras-chave: Mycobacterium tuberculosis, Tuberculose Meníngea, Diagnóstico

Trombocitopenia Aloimune Fetal/Neonatal: Uma Revisão Sistemática

Fetal/Neonatal Alloimmune Thrombocytopenia: A Systematic Review

Julianna Oliveira de Lucas Xavier; Letticya Ribeiro de Almeida Batista; Patricia Guedes Garcia; Ana Paula Ferreira

. v.7, 2019

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH

INTRODUÇÃO: A trombocitopenia aloimune fetal e neonatal (FNAIT) é causada por incompatibilidade de antígenos plaquetários entre mãe e feto, que resulta em respostas imunológicas mediadas por anticorpos. O organismo da mãe produz anticorpos contra antígenos plaquetários fetais específicos. Esses anticorpos atravessam a placenta e ligam-se às plaquetas fetais, removendo-as da circulação através do sistema reticuloendotelial.
OBJETIVO: Analisar, por meio de revisão sistemática, os casos de FNAIT para verificar a classe de antígenos plaquetários mais envolvida com a patologia e compreender as medidas preventivas adotadas durante a gestação.
MÉTODO: Foi realizada uma busca de artigos científicos dos últimos 10 anos. A base de dados utilizada foi o PubMed, sendo os descritores “Thrombocytopenia, Neonatal Alloimmune” e “Clinical Laboratory Techniques” determinados pelo MesH (Medical Subject Headings). Foram aplicados critérios de inclusão com base na data de publicação, espécie e idioma. Os artigos considerados não relevantes e estudos do tipo “Relatos de Caso” foram excluídos.
RESULTADOS: Foram selecionados para fazer parte do escopo desta revisão 7 artigos, que apontaram as incompatibilidades envolvendo o HPA-1a como as principais responsáveis pelos quadros de FNAIT. Com relação aos tratamentos pré-natais oferecidos às gestantes, observou-se uma variabilidade nas estratégias terapêuticas, mas o emprego da imunoglobulina intravenosa associada ou não à corticosteróides têm se mostrado eficaz para a prevenção de hemorragia intracraniana e óbitos de fetos/neonatos.
CONCLUSÃO: Os casos de FNAIT, apesar de raros, são graves e mostraram-se de difícil diagnóstico e manejo clínico. Portanto, há necessidade de desenvolvimento contínuo de novos estudos que auxiliem no diagnóstico e na padronização de métodos preventivos.


Palavras-chave: Trombocitopenia Neonatal Aloimune, Imunização, Hemorragias Intracranianas, Morte Fetal.

Logo GN1